Quanto dinheiro eu devo investir em marketing digital? Quanto deve ir para anúncios no Google Adwords? Quanto devo investir em criação de conteúdo? Quanto deve ir para as redes sociais? Muitas pessoas ainda apresentam dúvidas sobre a quantidade necessária para se investir em marketing, especialmente no ambiente digital. Quem está começando um novo negócio, seja online ou off-line, chega a sofrer bastante sem essa informação.

Para conseguir calcular de forma clara o investimento ideal em marketing digital, é preciso analisar alguns pontos importantes: faturamento, lucratividade, percepção de marca e concorrência.

O cálculo do faturamento deve ser feito com cuidado: é importante analisar o faturamento mensal e verificar se ele vem crescendo ou caindo em comparação com o ano anterior. Muitos empresários esquecem que vivemos tempos de oscilação de mercado e nem sempre olham o histórico.

Uma boa base é abrir seus números dos últimos dois anos. Plote um gráfico de linha simples, para entender qual é a tendência dos meses que virão. Existe um padrão? Serão meses de crescimento?

A lucratividade deve ser calculada conforme a porcentagem do faturamento que fica com a empresa, e pode ter uma variação muito grande dependendo do tipo de negócio, da quantidade de funcionários, entre outras questões.

Gosto de falar que a lucratividade é o valor que sobra depois de subtrair as receitas das despesas. Contudo, você precisa lembrar que investimento em marketing também pode ser considerado uma despesa. Assim, a sua projeção precisa considerar que estes investimentos existirão, mas ao mesmo tempo podem trazer novas receitas.

A dica aqui é simples, se sua margem de lucro é boa, algo acima de 15%, você tem um bom espaço para investir em marketing digital. Se suas margens são baixas, procure na listagem dos seus produtos aqueles que tem a maior margem e comece por eles. Assim você terá um momento de segurança para testar cada um canais de aquisição de novos clientes..

Depois de pensar em tudo isso, é importante responder à seguinte pergunta: a empresa é líder de mercado? Mas seja sincero, pois às vezes falo com empresários e eles acreditam que são líderes de mercado, mas no final das contas a empresa é pouco conhecida.

No final do dia, as pessoas que desejam comprar produtos e serviços, vão utilizar o peso da marca, juntamente com preço e benefícios para escolher de onde comprar.

Quanto mais concorrência, mais importante se destacar e sair na frente.

Vale ressaltar que esta percepção de marca e mercado pode definir o quanto será investido em marketing digital: quanto mais concorrência, mais importante se destacar e sair na frente.

Ao contrário do que muitos pensam, empresas em início de funcionamento precisam investir mais em marketing digital do que as que já estão consolidadas no mercado. Afinal, as empresas já conhecidas não precisam passar por um processo de reconhecimento do público: todos já conhecem a sua marca. Enquanto isso, as empresas com pouco tempo de mercado precisam mostrar quem são.

É por isso que empresas já consolidadas no mercado devem investir de 6 a 12% do faturamento em marketing digital. Como há uma grande diferença entre o mínimo e o máximo, o valor definitivo deve ser calculado conforme o tamanho da empresa, o número de funcionários e os outros fatores que já citei.

Enquanto isso, uma empresa jovem e pouco conhecida deve investir de 12% a 20% do faturamento. O motivo deve ser, além da necessidade de posicionamento no mercado, o fato de que, no começo, as margens de lucro são melhores, porque ela geralmente começa com mão de obra em espaços estratégicos, e dependendo da área, traz algum produto inovador e com pouca concorrência. Mesmo assim, é importante verificar os índices necessários.

A grande vantagem do marketing digital é que tudo nele é mensurável e possível de se calcular. Entre todas as ferramentas de mensuração, a mais importante de todas é a do Google Analytics. Com base nos dados do ROI (retorno sobre investimento), podemos avaliar o retorno de cada canal, de forma única, e aproveitar um momento de alto retorno dobrar o investimento naquele canal ou campanha. Sim, dobrar! Muitas empresas cometem o erro de investir um valor em anúncios e outras estratégias e, diante de um bom resultado, continuar investimento a mesma quantia. O ideal é investir ainda mais.

Quando se trata de investimento em marketing digital, você tem que ser realmente arrojado para o negócio ganhar tração.

Quando se trata de investimento em marketing digital, você tem que ser realmente arrojado para o negócio ganhar tração. Aproveite o bom retorno em vendas que será resultado das estratégias para fazer os incrementos necessários. Assim, o marketing garante o efeito de aumentar as vendas e o número de clientes, e vai além: aumenta a percepção da marca, que vai ser responsável por mais vendas indiretas depois.

 Fonte: Meio&Mensagem

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